Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine

Traduzir WEB

 Ago   Setembro 2018   Out

DSTQQSS
   1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
30 
Julianna Willis Technology

O Tempo

Banner
Monitored by eXternalTest
Mar
27
2010
Homenagem a Renato Russo PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Noticias - Música
Escrito por Itororó.net   
Renato RussoHoje, sábado (27/04), o famoso cantor e um dos maiores representantes do Rock Brasileiro Renato Russo, completaria 50 anos de idade. A equipe de Itororó.net resolveu prestar uma homenagem a este ilustre personagem da música brasileira devido a quantidade de jovens em Itororó que fazem questao de manter o Legiao Urbana ainda vivo. Apresentamos aqui uma cronologia sobre a vida de Renato Russo, bem como algumas curiosidades. Aproveitem o dia de hoje para cantar, dançar, lembrar e sentir a música e poesia de Renato Russo registrada através desses 50 anos de vida. Parabéns Renato Manfredini Jr!


  • Renato Manfredini Júnior, nasceu em 27 de março de 1960.
  • De 1967 a 1968, Renato e sua familia vivem em Nova York, de onde vao para o Rio de Janeiro.
  • Em 1973 Renato e sua familia mudam-se para Brasilía.
  • Em 1978, existe a primeira formaçao do Aborto Elétrico, primeira banda punk de Brasília, junto com Fê Lemos (futuro bateristas de Capital Inicial)na bateria, e Andre Petrorius (filho de diplomata sul-africano), na guitarra. Na primeira formaçao a banda era instrumental e Renato tocava baixo. Mais tarde, com a saída de Pretrorius, Renato passa a tocar guitarra e Flávio Lemos (irmao de Fê) assume o baixo.
  • Em 1980 acontece o primeiro show de Aborto Elétrico.
  • Em 1982, é o fim do Aborto Elétrico causado por desentendimento entre Renato e Fê por causa da música 'Química'. No mesmo ano, Fê e Flávio foram chamados para entrar no Capital Inicial. Após algumas apresentaçoes como o 'Trovador Solitário', abrindo shows de outras bandas (Faroeste Caboclo, é dessa época), Renato forma a Legiao Urbana. No mesmo ano, faz a primeira apresentaçao com a banda junto com a Plebe Rude.
  • Em 1984 Renato Russo corta os pulsos e Renato Rocha, é convidado para tocar baixo na Legiao Urbana.
  • Em 1985 sai o primeiro disco de Legiao Urbana 'Legiao Urbana', com as músicas: Ainda é cedo, Será, Por Enquanto, Soldados, Terorema, entre outras. Os integrantes da banda mudam-se para o Rio de Janeiro.
  • 1986, é lançado o disco 'Dois', segundo disco da Banda que traz sucessos como: Eduardo e Mônica, Tempo Perdido e Índios.
1987, sai 'Que País é este?', terceiro disco da banda que traz: Química, Angra dos Reis, Faroeste Caboclo e Que País é Este?.
  • 1989, é lançado o quarto disco da banda 'As quatro estaçoes', com sucessos como: Quando o sol bater na janela do seu quarto, Monte Castelo, Meninos e Meninas, em cuja letra Renato fala pela primeira vez em público sobre sua orientaçao sexual.
  • 1990, Renato Russo descobre que é portador do vírus HIV.
  • 1991, é lançado o album 'V' de Legiao Urbana, com músicas como: A ordem dos templários, Teatro dos Vampiros, Love Song.
  • 1992, Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos gravam o 'Acustico MTV', no mesmo ano sai a Coletânea 'Música para Acampamentos', com músicas gravadas entre 1984 e1992.
  • 1993, sai o 'Descobrimento do Brasil' com músicas como: Vinte e Nove, Anjos, A Fonte.
  • 1994, Renato Russo lança o primeiro disco solo 'The Stonewall Celebration Concert' apenas com regravaçoes de cançoes em Inglês.
  • 1995, Legiao Urbana faz o seu último show. Sai a caixa 'Por Enquanto', composta pelos seis primeiros CDs de estúdio da Legiao Urbana. Renato Russo lança 'Equilibrio Distante', seu segundo disco solo todo em Italiano.

Renato Russo morreu, pesando apenas 45 quilos, em consequência de complicações causadas pela Aids (era soropositivo desde 1989), mas jamais revelou publicamente sua doença. Quando morreu deixou sua semente no mundo, Giuliano Manfredini, com apenas 7 (Sete) anos de idade. O corpo de Renato foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.

No dia 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do cantor, Dado e Bonfá, ao lado do empresário Rafael Borges, anunciaram o fim das atividades do grupo. Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de discos no país durante a vida de Russo. Mais de uma década após sua morte, a banda ainda apresenta vendagens expressivas de seus discos.

Durante sua carreira teve quatro livros publicados e, após sua morte, outros quatro livros foram lançados sobre ele, sendo um deles "Conversações com Renato Russo", que contém trechos de entrevistas mostrando o seu ponto de vista sobre o rock, a bissexualidade (incluindo a sua própria), o mundo, as drogas e a política.

Do ponto de vista da análise técnica, isto é, da crítica literária (acadêmica), foi lançado o livro: "Depois do Fim - vida, amor e morte nas canções da Legião Urbana", de Angélica Castilho e Erica Schlude (ambas da UERJ). Vale ser citado como bibliografia referencial os livros "O Trovador Solitário" e "BRock - O rock brasileiro nos anos oitenta", ambos de Arthur Dapieve.

Em junho de 2009, é lançada a biografia "Renato Russo: O filho da Revolução", do jornalista Carlos Marcelo Carvalho. A obra é contextualizada desde o período de infância de Renato, passando pela sua juventude - com acontecimentos políticos históricos da época forte de opressão da Ditadura Militar como pano de fundo - e culminando com o seu amadurecimento como homem, poeta, artista e músico.

Em 2001, foi publicado o livro Sempre Há uma Luz, pela editora DPL, psicografado por Sérgio Luís, o qual consiste em um suposto relato de Renato Russo sobre sua "passagem para o plano espiritual".

A Rede Globo contou a história de Renato Russo no especial "Por Toda a Minha Vida", apresentado pela atriz Fernanda Lima.

Em novembro 2009, Renato Russo pela primeira vez no cinema , 42° cinema no Festival de cinema brasileiro em Brasília . “ Rock Solidário – O Filme” Curta metragem dirigido por Rogério Águas . No filme tem participação do Murilo Lima, Loro Jones, Carmem Mandredini, Giuliano Manfredini e Sepultura de Brasília, produzido por Gilsa Camilo e Cleuberth Choi.

O filme alimentou em uma semana mais de 700 mil visitas a pagina dos Rockeiros ( www.themultiverse.com.br) , publicado no Correio Braziliense em Brasília.

Fonte: Uol, TwitterLonger, Wikipédia.
Comentários (1)add comment

Luis said:

Tive a sorte de conhecer sua musica faz 3 anos é adorei. Agora fica sendo um dos músicos mais escutados quase todos os dias por mim.

Valeu Renato onde você estiver. smilies/smiley.gif
 
reportar abuso
-
março 27, 2010 | url
Votos: -1

Escreva seu Comentário
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
menor | maior

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine
" A maioria dos grandes homens é mais capaz de grandes coisas do que de boas. "

Montesquieu


Itororó.net no Twitter

Ultimos comentarios

Eu usei capiloton era um produto muito bom eu tenha queda de cabelo por causa de produtos químicos usei usei capiloton ótimo
▸ 28/02/18 11:16 Mais...

Se alguém esta passando por isso e quiser saber como acabei com a minha coceira me manda um e-mail eu explico direitinho!
▸ 21/08/15 21:43 Mais...

Mas eu quero os nomes das tribos que vivem no DF >:(
▸ 02/03/15 14:06 Mais...

8)Olá! Sou o Evandro Neves, compositor, arranjador e produtor musical, atualmente estou trabalhando em um projeto pop rock, quem já ouviu...
▸ 11/09/14 15:11 Mais...


Itororó.net
Todos os direitos reservados.
 Copyright © 2007-2012 Itororó - BAHIA
  Política de PrivacidadeValidatión CSSValidatión XHTML 1.0Designed by
.