Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine

Traduzir WEB

 Out   Novembro 2017   Dez

DSTQQSS
   1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
2627282930 
Julianna Willis Technology

O Tempo

Fome Zero
Doe sangue, doe vida

Denúncia o Desmatamento!

Vigie a Amazônia e proteste contra a destruição da floresta
DIGA NÃO a dengue e a malária
Banner
Monitored by eXternalTest
Dec
16
2009
Convite Homenagem Pedro Gusmão PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Noticias - Homenagem
Escrito por Itororó.net   
Convidamos os amigos e parentes para comparecerem a solenidade que será realizada pela Academia de Cultura da Bahia, que estará homenageando o educador, ex reitor da UESB, o prof. Pedro Gusmão, em solenidade que acorrerá  na Faculdade 2 de Julho, Bairro Garcia,  em Salvador dia 19 de dezembro deste ano, no Auditório Baker, das 15:00 ás 19:hs.  Evento que contará com a participação de outras Academias de Cultura da Bahia, havendo ainda exposições de artistas, lançamentos de livros e posse de novos membros.

Quem foi Pedro Gusmão?



Nascido em 23 de maio de 1939, na cidade de Itambé, Pedro de Souza Gusmão dedicou sua vida à educação. Graduou-se em Teologia, pelo Seminário Teológico do Brasil, na cidade do Recife (PE), em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande (RJ) e especializou-se em Conteúdos e Métodos do Ensino Superior, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Apaixonado pela sala de aula, exerceu o magistério nos ensinos Fundamental e Médio. Em 1974, chegou à então Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista (FFPVC), criada dois anos antes, onde daria início a sua carreira como educador no âmbito do ensino superior.

Não foram poucos os desafios que enfrentou e venceu. Já em 1976, assumiu a direção da FFPVC. Em sua gestão, buscou e conseguiu aproximar a Instituição da comunidade, quebrando tabus e preconceitos e, principalmente, fazendo com que a sociedade civil organizada se engajasse na luta pela expansão e transformação da Faculdade em uma Universidade.

Luta que não foi em vão. A Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista deu lugar à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), transformação que foi decisiva para o seu crescimento e respaldo em todo o Estado; mérito que teve em Pedro Gusmão um personagem decisivo, como integrante da comissão responsável pelo encaminhamento do reconhecimento da Uesb pelo Conselho Estadual de Educação.

Incansável, Pedro de Souza Gusmão ainda encontrou tempo para ser Secretário de Educação e Cultura do município de Itapetinga e diretor para implantação da Escola Agrotécnica Sérgio de Carvalho. O feito é lembrado com orgulho pela amiga e ex-aluna, atualmente professora e diretora da Agrotécnica, Diva Castilho: “Pedro implantou a escola, o curso de Técnico em Agropecuária e muito me honra ter sido sua aluna na FFPVC e amiga ao longo de sua vida. Ele deixa uma lacuna impreenchível por tudo que fez pela educação”.

Em 1990, disputou e venceu a eleição para reitor da Uesb. “Sua gestão foi marcada por uma grande reestruturação da Instituição, promovendo ações que lhe deram novos contornos, a ponto de transformá-la em uma Universidade antenada com a modernidade, equipada de pessoas e instrumentos tecnológicos capazes de cumprir seu verdadeiro papel junto à comunidade”, destaca o professor e amigo Paulo Pires, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Uesb. “Havia nele grande disposição para o trabalho em busca do bem comum, extrema habilidade para o diálogo construtivo, facilitado por seu estado de espírito, sempre bem humorado. Foi uma grande personalidade do seu tempo e do espaço comunitário onde sempre viveu e para o qual serviu com dedicação e compromisso”, lembra o professor Rômulo Andrade Rocha, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia da Uesb, que foi chefe de gabinete do amigo durante sua gestão à frente da Universidade.

Por tudo o que foi e fez, Pedro Gusmão recebeu o título de Cidadão Conquistense, entregue pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista, em 12 de dezembro de 2003. Também entregou títulos, como o de Doutor Honoris Causa, a Jorge Amado, além de centenas de diplomas a bacharéis e licenciados da Uesb. Sempre fez questão de participar das cerimônias de formatura, momentos para os quais se preparava de forma especial. “Ele era extremamente cuidadoso na elaboração dos seus discursos, fazia questão de redigi-los um a um. Esses eram momentos, sem dúvida, muito especiais para Pedro”, recorda a amiga Maria Clícia Céu dos Santos, servidora da Universidade, que foi sua secretária na reitoria.   

Homem corajoso, simples e desprendido, de atitudes firmes e determinação extrema, irreverente, amigo, perspicaz. Assim sempre será lembrado o professor Pedro, Pedrinho ou Pedrão, alcunhas que costumava receber de quando em quando, entre tantas amizades que construiu e solidificou. “Pedro estará sempre presente na memória de seus alunos e colegas de trabalho – professores e servidores técnicos, amigos de todas as partes”, destaca Rômulo Rocha. “Pedro Gusmão foi um ser especial, singular, que fazia com que tudo a sua volta tivesse um significado importante. O convívio com ele era um aprendizado diário, porque a sua generosidade nos fazia crescer como pessoa e profissionalmente”, enfatiza Maria Clícia dos Santos. “Parte o nosso amigo deixando um exemplo de dignidade pessoal e profissional que poderão até ser igualados, mas jamais superados”, ratifica Paulo Pires.

Fonte: UESB
Comentários (0)add comment

Escreva seu Comentário
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
menor | maior

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine
"
"Porque a vida é feita de uma mistura de alegrias e tristezas".
Sem as tristezas, as alegrias são máscaras vazias, e sem as alegrias, as tristezas são abismos escuros.
É por isso que os olhos, lugar dos sorrisos,  são regados por uma fonte de lágrimas.
São as lágrimas que fazem florescer a alegria"
"

Rubem Alves


Ultimos comentarios

Se alguém esta passando por isso e quiser saber como acabei com a minha coceira me manda um e-mail eu explico direitinho!
▸ 21/08/15 21:43 Mais...

Mas eu quero os nomes das tribos que vivem no DF >:(
▸ 02/03/15 14:06 Mais...

8)Olá! Sou o Evandro Neves, compositor, arranjador e produtor musical, atualmente estou trabalhando em um projeto pop rock, quem já ouviu...
▸ 11/09/14 15:11 Mais...

Caro amigo Moro em Curitiba com minha mãe, que é baiana orgulhosa de Itabuna.As vezes conversamos da boa época em que ela morou(anos 50...
▸ 15/06/14 15:01 Mais...

Visitas em nosso site

mod_vvisit_counterHoje :164
mod_vvisit_counterOntem :239
mod_vvisit_counterSemana :164
mod_vvisit_counterUltima Semana :1888
mod_vvisit_counterMês :5177
mod_vvisit_counterUltimo Mês :10295
mod_vvisit_counterTotal Visitas :2028668

Em linha: 14
Seu IP: 54.162.139.105
,
Hoje: 19-11-2017 14:31
SISTEMA DE RASTREAMENTO DE OBJETOS dos Correios

Itororó.net
Todos os direitos reservados.
 Copyright © 2007-2012 Itororó - BAHIA
  Política de PrivacidadeValidatión CSSValidatión XHTML 1.0Designed by
.