Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine

Traduzir WEB

 Mai   Junho 2017   Jul

DSTQQSS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Julianna Walker Willis Technology
Banner
Monitored by eXternalTest
Oct
27
2009
Rio Colônia, uma herança ou uma lembrança? PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 16
PiorMelhor 
Noticias - Meio Ambiente
Escrito por Itororó.net   
Conta os pais e avós da nova geração, que existia um RIO em nossa cidade, rio no qual várias famílias se alimentavam dos peixes dali, no tempo em que não existia água encanada e as famílias lavavam roupa, pratos e ate se banhavam nele, rio que em época de chuva também causava enchente, demostrando o tamanho de sua vastidão. E que Rio é este, que hoje mal o reconheceriam nossos recentes antepassados? Trata-se do Rio Colônia, o rio que vem desaparecendo em nossa região.

A herança do nosso passado talvez seja apenas a lembrança do nosso futuro, pois, pouco se fala em RECUPERAÇÃO do mesmo, pouco se nota a PREOCUPAÇÃO em tentar manter algo que faz parte do nosso meio ambiente. O Rio Colônia esta praticamente esquecido.

Esquecido não só na lembrança dos nossos ascendentes, mas também por quem hoje vive em nossa cidade, não se trata apenas da Administração Pública, trata-se também da consciência de toda a população, pois o que encontramos no Rio não foi apenas água de esgoto, mas também sujeira de quem não se preocupa com o futuro de nossa cidade e atiram no rio resíduos como, roupas, sapatos, lixo domestico, entre outros.

Se pudéssemos  contar aos nossos avós o que hoje acontece com o Rio Colônia, não acreditariam, o que então contaremos para os nossos descendentes?? Quando o meso rio deixar de existir, quando  por nossa culpa tudo  vai virar lembrança?

A conscientização do mesmo, depende de cada um e a parcela da Administração Publica também é muito importante, ou talvez, nem se lembrem que um dia alguém se preocupou em falar sobre um assunto tao importante. Alguém sabe algo sobre o Colônia? Sobre o Rio Colônia????
Comentários (4)add comment

Alexandre Martins Vitor de Oliveira said:

Caro amigo

Moro em Curitiba com minha mãe, que é baiana orgulhosa de Itabuna.As vezes conversamos da boa época em que ela morou(anos 50) na Bahia e, por acaso hoje estávamos conversando sobre o Rio Colônia, e é uma pena que o rio tenha se transformado nesse "esgosto a céu aberto".Das lembranças que ela ainda tem, estão presentes: Muitos peixes,mata nativa e comunidades rurais nas proximidades.Realmente é uma pena que as "autoridades" e não apenas a iniciativa pública, mas principalmente a sociedade civil não tenha se preocupado para a conservação desse rio.Alé, do fator ecolôgico, existe também a importância histórica para as pessoas e para as cidades banhadas pelo mesmo.
Obrigado por compartilhar!

Marice Vitor dos Santos
Alexandre M.V. de Oliveira

Um grande abraço
 
reportar abuso
-
junho 15, 2014 | url
Votos: +0

Florisvaldo Lopes Gonçalves said:

Caros Conterraneos Itororoenses,.,.,
Eu gostaria que todos tomassem conhecimento que, sou filho dessa cidade mas há 43 anos, me mudei para São Paulo, onde hoje exerço a advocacia;
Ocorre que, há 2 anos tomei conhecimento da situação lamentável de nosso querido rio colônia, já naquela época transformado em esgoto a céu aberto; muito bem, conhecedor que era da possibilidade de reverter esse quadro, resolvi junto com alguns clientes e amigos, daqui de S.P. montar uma: OSCIP- Organização da Sociedade Civil de Interesse Público- Instituto água viva do saber; tive ai em Itororó, em janeiro passado, falei com muita gente; agora estou firmando parcerias com algumas entidades ambientalista como a nossa, para em seguida buscar os recursos, necessários, isso faremos tanto: Internacionalmente existem órgãos que financiam esses tipos de projetos, meio ambiente,quanto aqui no Brasil;
É isso amigos, esse é meio grande ideal, ver nosso querido rio colônia, outra vez limpo; pretendo retornar para minha Itororó, pois é preciso cuidar, junto com todos para que nosso rio não volte a ser transformado de novo, em esgoto, preservar deve ser o lema de toda a populaçao, a partir de seu saneamento.

Em tempo: Sou tio da professora Cida/Domingos/Uyrá.

Florisvaldo Lopes gonçalves
Adv.OAB/SP: 120.112
Presidente - OSCIP- Instituto água viva do saber
Entidade Ambientalista do rio colônia

www.iaguaviva.com.br---Em construção
Fones:11-3453.7213 //8359.0416












 
reportar abuso
-
maio 20, 2010 | url
Votos: +0

Side Newton said:

O rio colônia talvez tenha sido o principal "encounter point" dos jovens da minha época. Assistíamos os filmes do tarzan estrelado pelo lendário johnny weissmuller (ex-campeão olímpico de natação), e no dia seguinte, após sair da escola, estávamos todos nadando nas águas do rio colônia, tentando imitá-lo.
Infelizmente, parece que os governantes combinaram entre si, a destruição dos rios. Talvez seja porque não tiveram infância, ou porque não lhes ensinaram que água é vida!!

Newton
(Professor de Informática Avançada e Web Master)
São Paulo
 
reportar abuso
-
janeiro 04, 2010
Votos: +0

Florisvaldo Lopes Gonçalves said:

Caro escritor, gostei de tua reportagem, de fato nosso querido rio colônia, virou um esgoto a céu aberto.
Em 1.964/65/66, eu ainda menino tomava banho nesse querido rio; em dias de enchentes descia eu em suas águas, abundantes e limpas, até chegar ao cachorro assado. Rio limpo, águas puras, descidas da cabeceira do colônia, bem acima do sâo José.
Há 42 anos em São Paulo. Acompanho o que se passa em minha cidade, e fico triste com o ocorrido com nosso querido rio.
Parabens pela reportagem.
Dr. Lopes,.,.,.,.
Advogado em Sampa.
 
reportar abuso
-
novembro 21, 2009
Votos: -1

Escreva seu Comentário
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
menor | maior

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine
"

Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais.

"

Bob Marley


Enquete

De quem é a responsabilidade pelo cuidado do Rio?
 

Itororó.net
Todos os direitos reservados.
 Copyright © 2007-2012 Itororó - BAHIA
  Política de PrivacidadeValidatión CSSValidatión XHTML 1.0Designed by
.