Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine

Traduzir WEB

 Ago   Setembro 2018   Out

DSTQQSS
   1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
30 
Julianna Willis Technology

O Tempo

O mais lido

Fome Zero
Doe sangue, doe vida

Denúncia o Desmatamento!

Vigie a Amazônia e proteste contra a destruição da floresta
DIGA NÃO a dengue e a malária
Banner
Monitored by eXternalTest
Aug
12
2009
Demarcação de terra indígena na Bahia gera polêmica na Câmara PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Noticias - Sociedade
Prefeitos, vereadores e representantes dos agricultores de três municípios da Bahia - Ilhéus, Una e Buerarema - criticaram hoje (12) relatório da Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre a demarcação de 47 mil hectares dessa região como terras da etnia Tupinambá. Segundo eles, a demarcação irá retirar mais de 20 mil pequenos produtores da região.

Indios TupinambásEles produzem de tudo um pouco: cacau, piaçava, coco, entre outras coisas. E vivem de vender esses produtos para as grandes redes hoteleiras que estão estabelecidas na região”, explicou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, João Martins da Silva Júnior, durante audiência pública da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados.

De acordo com ele, os registros encontrados em pesquisa promovida pela federação confirmam que as terras foram historicamente ocupadas por índios Tupiniquins, e não Tupinambás. “Mas mesmo que a gente considere que são terras Tupinambás, o que nós estamos propondo é uma solução pacífica que não exclua essas 20 mil pessoas”, defendeu.

A representante da etnia, cacique Valdelice Amaral, disse que a convivência pacífica já não existe, mesmo antes da demarcação. “Morreram 17 índios na região. Quem matou? E os latifundiários que estão lá ficam incitando nossos irmãos a dizerem que não são índios para não perderem o salário mínimo que ganham trabalhando quase como escravos nas fazendas”, alegou.

Para o presidente da Funai, Márcio Meira, não há dúvidas de que as terras são e sempre foram Tupinambás. “No nosso levantamento histórico-antropológico nós temos absoluta convicção de que os povos Tupinambás sempre habitaram aquela região”, afirmou após ouvir várias críticas ao relatório feito por uma antropóloga portuguesa contratada pela Funai.

Meira afirmou que a estudiosa é uma especialista no assunto e tem mestrado e doutorado sobre povos Tupinambás. Para ele, o relatório, assim como o da Raposa Serra do Sol, é rechaçado por ser o documento que serve de base para a demarcação.

Eles são a base do reconhecimento das terras tradicionalmente ocupadas, por isso são sempre atacados”, finalizou o presidente da Funai, que também questionou a existência de 20 mil produtores rurais. Segundo ele, levantamento feito pelo órgão federal contabiliza no máximo 7 mil pessoas não índias vivendo na região.

O relatório da Funai foi publicado no Diário Oficial da União em abril e está em fase de questionamentos. De acordo com Márcio Meira, depois do dia 18 de agosto, quando se encerra o período para apresentação de argumentos contraditórios, a fundação terá 60 dias para emitir parecer sobre os questionamentos e encaminhar tudo ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que não tem data definida para se pronunciar sobre a demarcação.

Fonte: Mariana Jungmann, Agência Brasil

Comentários (0)add comment

Escreva seu Comentário
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
menor | maior

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine
"
Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.
"

Machado de Assis


Ultimos comentarios

Eu usei capiloton era um produto muito bom eu tenha queda de cabelo por causa de produtos químicos usei usei capiloton ótimo
▸ 28/02/18 11:16 Mais...

Se alguém esta passando por isso e quiser saber como acabei com a minha coceira me manda um e-mail eu explico direitinho!
▸ 21/08/15 21:43 Mais...

Mas eu quero os nomes das tribos que vivem no DF >:(
▸ 02/03/15 14:06 Mais...

8)Olá! Sou o Evandro Neves, compositor, arranjador e produtor musical, atualmente estou trabalhando em um projeto pop rock, quem já ouviu...
▸ 11/09/14 15:11 Mais...

Visitas em nosso site

mod_vvisit_counterHoje :22
mod_vvisit_counterOntem :229
mod_vvisit_counterSemana :1386
mod_vvisit_counterUltima Semana :1795
mod_vvisit_counterMês :5330
mod_vvisit_counterUltimo Mês :9378
mod_vvisit_counterTotal Visitas :2116140

Em linha: 13
Seu IP: 54.196.13.210
,
Hoje: 21-09-2018 02:02
SISTEMA DE RASTREAMENTO DE OBJETOS dos Correios

Itororó.net
Todos os direitos reservados.
 Copyright © 2007-2012 Itororó - BAHIA
  Política de PrivacidadeValidatión CSSValidatión XHTML 1.0Designed by
.