Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine

Traduzir WEB

 Jun   Julho 2018   Ago

DSTQQSS
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031 
Julianna Walker Willis Technology

O Tempo

O mais lido

Fome Zero
Doe sangue, doe vida

Denúncia o Desmatamento!

Vigie a Amazônia e proteste contra a destruição da floresta
DIGA NÃO a dengue e a malária
Banner
Monitored by eXternalTest
Apr
06
2008
Na época do Coronel João Borges PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
História - Historia Antiga
Sáb, 05 de Abril de 2008 23:51

De 1900 a 1910, mandavam na regiao os coroneis: Domingos Adami, cujo reinado vai de 1900 a 1908 e o mais impressionante deles todos, Antonio Pessoa da Costa e Silva que mandava em tudo de 1912 a 1930, que tinha quase todos os armazéns e empórios de Ilhéus a Tabocas (hoje Itabuna), inclusive era dono do armazem do Estiva em Geral, de sociedade com o Sr. Paulino Vieira, que era também proprietaário de secos e molhados do qual era genro do coletor de rendas, que era o tio de João Borges e que sabiamente fazia os feixes e abonava os caxixes e acertos para o Cel. Antônio Pessoa.

João Borges da Rocha Neto, nasceu no estado de Sergipe, no município de Estancia, herdou de seu avô, tendências para coronelismo, pois o mesmo em épocas aureas era senhor de engenho deixando para seu pai como lembrança e herança, apesar de já ser o referido engenho, (de fogo morto) por isso passou a sua infância no meio dos canaviais da região.

Apos ter havido uma seca muito grande no estado de Sergipe, João Borges, jovem mais porém com visão para o futuro e não vendo melhores perrogativas, naquele torrão sergipano, pegou alguns pertences que possuia ou seja poucas cabeças de gado, vendeu e procurou se aventurar para outras paragens. Como sabia, que no interior baiano ou precisamente Ilhéus e região, havia bonança e futuro para os seus conterrâneos, que ja tinham vindo na frente, como o seu tio que já estabilizado e coletor gerente de armazéns de secos e molhados na vila de Tabocas (hoje Itabuna-Ba).


Com o seu amigo particular, também conterrâneo João Alves de Andrade, seguiram viagem no Porto de Ilhéus por volta dos anos 1910. De pertences e a herança que trouxe mal deu para pagar o desembarque e chegar até Tabocas, teve que ir a pé.

Assim que chegou, foi a procura do seu tio, que logo arranjou colocaçao em um dos armazens de seco e molhados, de propriedade do coronel Antonio Pessoa da Costa Silva e Paulino Vieira.

Logo se enfranhou no armazém, diligente e astuto, aprendeu a arte de negociar, mal completou um ano naquela atividade, ja participava de lucros e comissões, sem apartar da parceria do companheiro João Alves (ja denominado de João Alves Cachaça).

João Borges ganhou muito dinheiro e começou investir na agricultura da região, ou seja, nos feixes de arrobas de cacau e nas compras das empreitadas, que pela regiao aparecia, com o passar de alguns anos, ficou sendo dono de seu próprio comércio de secos e molhados e passou a comprar pequenas propriedades rurais. Casou-se com dona Marieta Ribeiro Borges com quem teve duas filhas Maria de Lourdes e Nair Borges.

Para ser coronel ou possuir patente, expedida pela guarda nacional, tinha naquela época, de ter no minimo 200 (duzentos) mil pés de cacau, mais de 300 (trezentos) hectares de terras produzidas e que colhessem mais 5.000(cinco mil) arrobas de cacau anualmente. E para completar este patrimônio João Borges se viu na incumbência de adquirir novas terras e escolher um lugar onde nasceu o rio colonia, João Borges enviou o seu companheiro colega e amigo, intitulado seu Administrador João Alves de Andrade, com uma pequena comitiva para uma regiao do colonia para verificar a veracidade das noticias e do progresso que a  mesma já possuia.

João Alves aqui chegou viu que realmente o Vale do Colônia o seu solo era fertil suas matas ainda virgens e rio caudaloso ou seja, bom para o plantio pra caça e pra pesca e os pioneiros ou seja, os pequenos posseiros que aqui habitavam sem um certo recurso para manter as suas pequenas buraras no caso coisa fácil de com pequenas importâncias adquirem a posse das referidas terras sem muita demanda e sem nenhum outro coronel para a disputa.

E logo retornou a Tabocas (hoje Itabuna) para delatar o ocorrido tomar as providências para a compra das propriedades que ja estavam para serem vendidas o deslumbre foi tão grande que ate o próprio João Borges veio verificar apesar da confiança que possuia no João Alves e que aqui veio tudo viu e tudo gostou, mesmo ja possuindo dinheiro para comprar algumas terras tomou ainda alguns contos de reis emprestado ao coronel Antonio Pessoa para que adquirissem mais propriedades que por aqui surgissem.

 

Comentários (0)add comment

Escreva seu Comentário
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
menor | maior

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine
"

Para as rosas, escreveu alguém, o jardineiro é eterno.

"

Machado de Assis


Ultimos comentarios

Eu usei capiloton era um produto muito bom eu tenha queda de cabelo por causa de produtos químicos usei usei capiloton ótimo
▸ 28/02/18 11:16 Mais...

Se alguém esta passando por isso e quiser saber como acabei com a minha coceira me manda um e-mail eu explico direitinho!
▸ 21/08/15 21:43 Mais...

Mas eu quero os nomes das tribos que vivem no DF >:(
▸ 02/03/15 14:06 Mais...

8)Olá! Sou o Evandro Neves, compositor, arranjador e produtor musical, atualmente estou trabalhando em um projeto pop rock, quem já ouviu...
▸ 11/09/14 15:11 Mais...

Visitas em nosso site

mod_vvisit_counterHoje :326
mod_vvisit_counterOntem :423
mod_vvisit_counterSemana :1099
mod_vvisit_counterUltima Semana :2049
mod_vvisit_counterMês :5202
mod_vvisit_counterUltimo Mês :8754
mod_vvisit_counterTotal Visitas :2097378

Em linha: 12
Seu IP: 54.198.104.202
,
Hoje: 17-07-2018 20:19
SISTEMA DE RASTREAMENTO DE OBJETOS dos Correios

Itororó.net
Todos os direitos reservados.
 Copyright © 2007-2012 Itororó - BAHIA
  Política de PrivacidadeValidatión CSSValidatión XHTML 1.0Designed by
.