Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine

Traduzir WEB

 Ago   Setembro 2018   Out

DSTQQSS
   1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
30 
Julianna Willis Technology

O Tempo

O mais lido

Fome Zero
Doe sangue, doe vida

Denúncia o Desmatamento!

Vigie a Amazônia e proteste contra a destruição da floresta
DIGA NÃO a dengue e a malária
Banner
Monitored by eXternalTest
Jan
27
2009
Fundação do Distrito de Itatí (I) PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 17
PiorMelhor 
História - Historia Antiga
Escrito por Miro Marques   
Ter, 27 de Janeiro de 2009 16:14
O povoado de Itati foi reconhecido pela Lei Estadual n° 491 de 22 de outubro de 1952, quando Ibicaraí foi elevado a categoria de município e herdou o distrito de Itapuí com seus dois povoados. Rio do Meio e Itatí. (enciclopédia dos Municípios Brasileiros).
 
A Lei Estadual n°1,045 de 22 de Agosto de 1958, (DOE 23-08-1958) criou o município de requerimento do vereador Manoel José Barreto,. a Câmara Municipal de Itororó encaminhou para a votação,  na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de lei que elevasse à categoria de distrito no dia 30 de março de 1979, quando por iniciativa do deputado Eujácio Simões Viana, a Assembleia Legislativa do Estado votou e aprovou a Lei n° 4.0863/79, publicada no diário oficial do Estado no dia 27 -04-1979. Porém o seu Cartório de Paz só foi instalado no dia 15-09-1984, tendo como titular o Sr. Almir Santana que tempos depois se transferiu para Rio do Meio deixando o cargo para o Sr. Genivaldo da Silva Carneiro que já havia prestado concurso público para este fim. Naquela ocasião era Juiz da Comarca o Dr. João Pinheiro de Souza, hoje desembargador.
 
Todavia, a história de Itatí começou muito antes. E em se falando do começo de tudo, registramos aqui as precisas  informações de quem vivenciou os fatos e acompanhou a história nos verdadeiros locais  dos acontecimentos.
 
Contava José da Costa Fontes (Zezé Fontes), pessoa indônea que viveu e desfrutou da saudável vida de empresário rural, ex caminhoneiro, ex motorista de ônibus, homem de bom comportamento e ilibado conceito junto à comunidade, que ouvia Pedro Vieira contar, repetidas vezes, em seus salutaresbate-papos de fins de semana, que paralelamente ao crescimento do povoado de Rio do Meio, surgiu também, próximo a cabeceira deste Rio, um ponto de pouso na antiga "Estrada Real ou  Estrada Boiadeira" que ligava o distrito de Itapuí ao distrito de Rio Nopvo de Guarany com vertentes para a região do garrancho e para o Ponto de Eustáquio.
 
E que ele, Pedro Vieira, certo dia, em viagem para Água Fria, pernoitounesta rancharia e se apaixonou pela fertilidade das terras. Imediatamente, voltou ao local e adquiriu uma pequena área de terras com Zé Venâncio dono do "Ponto", coisa mínima que mal deu pra fazer a casa ao lado da rancharia. E ali passou a morar com sua familia. Passava-se, mais ou menos, pela metade da década de 20 do Século passado, quando isso aconteceu.
 
Comentários (6)add comment

elias teixrra ssntos said:

morei em itati e adoro esa vila po m is passei ai toda minha infancia e adolecencia e ainda tenho ai grandes amigos
 
reportar abuso
-
março 17, 2013
Votos: +0

wander da silvasantana said:

presado sou morador de aracruz espirito santo mas nascido em itati,filho de Roquelino jose De Santana e jovelina monteiro da silva minha finada vo rosalina chile de santana tenho tios ainda nessa redodesa de itati e itororo .eu tenho muita lembraça de itati quando era moleque em nossa itati abraço a todos ai .
 
reportar abuso
-
março 13, 2013
Votos: +0

Aurelice Vieira souza said:

Prezado Miro,

Ínteressante entrar neste site hoje pois a minha mãe, filha de Pedro Vieira acaba de me contar que vovô foi um dos fundadores de Itati. Fiquei feliz por pesquisar e descobrir que alguém registrou fato tão relevante para a história de nossos antepassados. Contou-me ela que 03 de seus irmãos nasceram em Itati. Parabéns por sua iniciativa. Vou perguntar junto aos meus tios que ainda estão vivos para acrescentar informações neste site.Creio ter herdado dele o espírito político pois sou atuante nas questõe sociais trabalhando como secretária municipal desde 2001. Caso queira pesquise no site: www.guarapari.es.gov.br
Atenciosamente,

Adm Aurelice Vieira Souza
CRA(ES)5758
 
reportar abuso
-
fevereiro 15, 2010
Votos: +0

Nen filho do finado Bel said:

Sou de itati filho do finado Bel,neto de marina,morei e estudei em itororo,Socorro e Gloria de Pascoal eram minhas professoras,Zeze e Coronel Fontes,Juca e Maria leite,Zeca Pinto,Sargento Tinho,Edson Soares e centenas de outros amigos(a).Sou casado com a filha de Zelita e Dudu de Itati...o Gerfeson de NETINHO DO FORRO,Cacai,a candidata vereadora Ana é minha comadre e cunhada e muitos outros amigos... lembranças para os familiares de Bigode que faleceu em um acidente tragico com meu PAI FINADO BEL em 06 de Maio de 1988,abraços para Gringo,Gedeon,dona Isabel Dona Milu Gilberto Sena Josino Berg Ze Branco Ronaldo Mendes Itamar da padaria floema..lembranças a Todos
 
reportar abuso
-
setembro 10, 2009
Votos: -2

DANIEL FREITAS DA SILVA said:

Prezado Miro,
Você me conhece muito bem, sou o professor Daniel Freitas. Tenho orgulho de ter nascido em Itati e posso afirmar, com toda convicção, que você e Eduardo Brito são os verdadeiros Historiadores de nossa Terra!! Pena que boa parte da sociedade itororoense e o Poder Público Municipal não os reconhecem.
 
reportar abuso
-
julho 04, 2009
Votos: +0

Márcio Adriano V. leite said:

Miro,
Parabéns pela iniciativa de divulgar história da Fundação do Distrito de Itatí. Nascí em Itororó e fui criado em Itatí onde morei até os 16 anos.
Apesar de não morar mais na querida Itororó não deixo de acompanhar noticias através do Itororo.net.
Obs.: Se você quiser conhecer um pouco mais da história de Itatí procure tia Marita Leite que com certeza ela terá o maior prazer em lhe contar verdadeiras histórias á respeito da fundação do distrito o qual teve o seu marido José Rebouças Leite (Juca) como o primeiro vereador eleito por Itatí.
 
reportar abuso
-
fevereiro 02, 2009
Votos: -2

Escreva seu Comentário
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
menor | maior

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine
" Uma idéia que não é perigosa não merece nem mesmo ser chamada de idéia. "

Oscar Wilde


Ultimos comentarios

Eu usei capiloton era um produto muito bom eu tenha queda de cabelo por causa de produtos químicos usei usei capiloton ótimo
▸ 28/02/18 11:16 Mais...

Se alguém esta passando por isso e quiser saber como acabei com a minha coceira me manda um e-mail eu explico direitinho!
▸ 21/08/15 21:43 Mais...

Mas eu quero os nomes das tribos que vivem no DF >:(
▸ 02/03/15 14:06 Mais...

8)Olá! Sou o Evandro Neves, compositor, arranjador e produtor musical, atualmente estou trabalhando em um projeto pop rock, quem já ouviu...
▸ 11/09/14 15:11 Mais...

Visitas em nosso site

mod_vvisit_counterHoje :22
mod_vvisit_counterOntem :229
mod_vvisit_counterSemana :1386
mod_vvisit_counterUltima Semana :1795
mod_vvisit_counterMês :5330
mod_vvisit_counterUltimo Mês :9378
mod_vvisit_counterTotal Visitas :2116140

Em linha: 13
Seu IP: 54.196.13.210
,
Hoje: 21-09-2018 02:01
SISTEMA DE RASTREAMENTO DE OBJETOS dos Correios

Itororó.net
Todos os direitos reservados.
 Copyright © 2007-2012 Itororó - BAHIA
  Política de PrivacidadeValidatión CSSValidatión XHTML 1.0Designed by
.